Apresentação


Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - PIBIC/UNIR/CNPq

3.1 - Finalidade

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

 

 3.3 - Objetivos Específicos

3.3.1 - Em relação às instituições:

a) incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica;

b) possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação; e

c) qualificar alunos para os programas de pós-graduação.

 

 3.3.2 - Em relação aos orientadores:

 - estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.

 

3.3.3 - Em relação aos bolsistas:

- proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

 

3.5 - Compromissos da Instituição

 

3.5.5 - Convidar anualmente um Comitê Externo constituído de pesquisadores com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, com o objetivo de participar do processo de seleção e de avaliação do Programa.

(Resolução Normativa 017/CNPq/2006)

 

No âmbito institucional, o PIBIC é gerenciado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPESQ e, com base na Resolução Normativa 017/CNPq/2006 e na Resolução n.° 178/2007/CONSEA/UNIR, constitui-se na contrapartida Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Os ciclos do PIBIC possuem vigência de doze meses, iniciando em setembro e finalizando em agosto do exercício subsequente. O processo de inscrição do PIBIC/UNIR ocorre anualmente por meio digital, a partir do preenchimento de formulários e anexação de documentos no Sistema Integrado de Gestão de atividades Acadêmicas - SIGAA, dispensando vias impressas e/ou formalização de processos por outas plataformas, atendendo ao cronograma estabelecido no edital e calendário anual deste Programa.

 

O PIBIC na UNIR celebra, em 2021, 30 anos ininterruptos de sucesso, impacto e resultados no âmbito institucional, regional e nacional. A Universidade Federal de Rondônia possui muito zelo por este Programa e a cada ciclo envida esforços para assegurar a dotação orçamentária e financeira de fomento às suas ações de contrapartida, investido acima (100 bolsas) dos fomentadores externos (89 bolsas) mesmo em tempos críticos de contingenciamento financeiro e orçamentário. Além disso, a Coordenadoria do PIBIC/PROPesq tem inovado procedimentos que estão contribuindo para o crescimento anual da demanda de inscritos nos processos seletivos e propiciando o aprimoramento da condução técnico-científica do Programa.

 

Os projetos de pesquisa desenvolvidos na UNIR possuem uma gama de variedades de temáticas distribuídas em seus 8 campi, que abrangem desde a fronteira com a Bolívia até as divisas com os estados do Acre, Amazonas e Mato Grosso, compreendendo biomas diversos, arranjos econômicos variados e múltiplas etnias. E é justamente no âmbito do PIBIC que toda essa diversidade de temáticas, algumas exclusivamente amazônicas, são desenvolvidas de forma exemplar por docentes, técnicos e discentes de graduação, público alvo deste Programa de IC. 

Escolha o link entre as opções abaixo: 

>> Equipe PIBIC: Conheça os responsáveis pela coordenação do programa.

>> Contatos: Tire suas dúvidas e deixe sua sugestão.

>> Galeria: Fotos e informações de nossos seminários.

>> Agenda: Consulte nossa agenda de eventos.

>> Downloads, modelos e sugestões de projeto de pesquisa, plano de trabalho, relatório final e resumo

>> Relatório de Gestão

 


<<
Outubro 2021
>>
DoSeTeQuQuSe
     12
3456789
10111213141516
1718
19
20212223
24252627282930
31