UNIR realiza seminário em comemoração dos 30 anos de Iniciação Científica na instituição

Publicado em: 28/10/2021 00:25:41

Apresentações vão de 03 a 05 de novembro


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realiza, de 03 a 05 de novembro, o XXX Seminário Final de Iniciação Científica e o III Seminário Final de Iniciação Tecnológica e Inovação, que terá como tema “A relevância da Iniciação Científica e Tecnológica na Consolidação da Ciência na Amazônia”. O objetivo do evento, aberto ao público em geral, é compartilhar o conhecimento produzido e os resultados das pesquisas realizadas ao longo do último ano no âmbito do PIBIC e PIBITI, respectivamente Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), o evento será realizado de maneira virtual e totalmente gratuita, com palestras transmitidas via YouTube e apresentações de trabalhos via Google Meet. As inscrições para participar do seminário estão disponíveis por meio deste link e os ouvintes terão direito a certificado.

30 anos de PIBIC UNIR
O PIBIC é um programa de iniciação científica voltado para acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia, que visa à preparação dos estudantes para que possam se tornar novos pesquisadores. Cada ciclo do programa tem duração de 12 meses, com vagas para bolsistas e voluntários atuarem em projetos de pesquisa orientados por docentes das instituições. Ao final de cada ciclo os alunos apresentam os resultados dos trabalhos para serem avaliados por pesquisadores em um evento científico, o Seminário Final.

A edição de 2021 do seminário marca os 30 anos de realização do PIBIC UNIR, o que comprova “a sua consolidação como maior programa de pesquisa da instituição. Além disso, a possibilidade de apresentar sua pesquisa desperta no aluno a sensação de pertencimento ao universo acadêmico, fazendo com que se engaje ainda mais nas atividades da universidade e, em muitos casos, que dê sequência à sua formação, ingressando na pós-graduação logo após a conclusão do curso”, como destaca a coordenadora do programa na universidade, Mina Dânae Franco Gomes.

Programação
Além das apresentações de trabalhos científicos, o evento terá também palestras e entrega de certificados de destaque e menção honrosa para os trabalhos que obtiverem média acima de nove. 

Neste ciclo foram distribuídas mais de 350 trabalhos para alunos selecionados para o Pibic e Pibiti. Deste total de pesquisas, 100 foram desenvolvidas por bolsistas Pibic UNIR, 89 por bolsistas Pibic CNPq, 15 por bolsistas Pibiti UNIR e sete por bolsistas Pibiti CNPq. Além disso, o ciclo 2020/2021 marcou o início do PIBIC-Af, Ação Afirmativa, com sete bolsas (cinco da UNIR e duas do CNPq) entregues a alunos que ingressaram na UNIR por meio de ações afirmativas e que também tiveram a oportunidade de passar pela iniciação científica. Somados, os programas ofereceram 218 bolsas no último ano.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIR, professor Artur Moret, comemora os resultados já alcançados, com a implementação de nova modalidade de bolsas, mas principalmente pelo envolvimento da comunidade acadêmica, professores e alunos, mesmo durante o período de afastamento social. “Isso mostra a vitalidade de nossa universidade e, principalmente, o comprometimento de nossa comunidade acadêmica. Agora vamos em busca de condições para ampliar os nosso programas de iniciação, fundamentais para a missão da UNIR”, garante o pró-reitor.

Fonte: ASCOM


<<
Dezembro 2021
>>
DoSeTeQuQuSe
   1234
5678
9
1011
12131415161718
19202122232425
262728293031